OFICINA DE GESTANTES -Os benefícios dos exercícios físicos na gestação e prevenção ao corona vírus

OFICINA DE GESTANTES -OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA GESTAÇÃO E PREVENÇÃO AO CORONA VÍRUS

O TEMA DESSE ENCONTRO: Os benefícios dos exercícios físicos na gestação e prevenção ao corona vírus

 

Pensando no bem estar das gestantes, o Vale-Saúde Empresarial em parceria com a empresa Bello Alimentos (Grupo Pluma), promoveram no dia 25 de Maio de 2020, uma palestra ministrada pela Enfermeira, especializada em Obstetrícia, Silvia De Andrade Dos Santos, que faz parte da equipe do Vale-Saúde Empresarial - unidade de Itaquiraí-MS, e a palestrante Kelly Batista dos Santos Fisioterapeuta Ocupacional da empresa Bello Alimentos, unidade de Itaquiraí-MS. A palestra ocorreu no refeitório da empresa BELLO ALIMENTOS LTDA- localizada na cidade de Itaquirai-MS (GRUPO PLUMA), acompanhada pelos enfermeiros Jaqueline Dos Santos Souza, Diego Capristo de Souza do SESMT- BELLO ALIMENTOS LTDA - Itaquirai-MS.

Os temas abordados nesse encontro foram ideias, informações, considerações e orientações sobre os benefícios dos exercícios físicos na gestação e como as mulheres grávidas podem se proteger do coronavírus.

Ainda como parte da atenção a gestante, o Vale-Saúde Empresarial criou um Programa de Apoio Pós-Parto, o PAPP. Trata-se de um especial cuidado através de informação e incentivos para que a gestante faça o pré-natal corretamente, através do comparecimento às consultas e realização dos exames solicitados, mantendo todas as informações atualizadas no seu Cartão de Acompanhamento da Gestação. Ao final, no período pós–parto, receberá um “Kit Recém-Nascido Vale-Saúde” (Vale-fraldas e camiseta).   

 

 

 

 

 

 

 

Os benefícios dos exercícios físicos na gestação

 

Praticar atividade física é uma recomendação feita para todos durante toda a vida. São inúmeros os benefícios para saúde, corpo e mente. Porém, não pense que os exercícios físicos na gestação não são importantes.

Os exercícios físicos na gestação trazem diversas melhorias para a saúde, o que é essencial para ter uma gravidez pois controla o peso da gestante, ajuda na hipertensão, diabetes gestacional, além de proporcionar bem-estar e melhorar a autoestima.

Qualquer gestante pode se exercitar desde que não haja nenhuma contraindicação. Para isso, é preciso liberação médica, mas antes de entender os benefícios dos exercícios nesse período, é preciso entender quais e como as mudanças ocorrem no corpo da mulher.

Qualquer gestante pode se exercitar, desde que, não haja contraindicação. O primeiro passo é sempre conversar com o médico sobre esse assunto.

Existem algumas contraindicações para a grávida não praticar atividade física durante esse período, sendo elas: doenças relacionadas ao colo do útero, riscos de prematuridade, pré-eclâmpsia, sangramento uterino, inserção baixa da placenta, cardiopatia e gestação múltipla.

Gestantes com histórico de sedentarismo devem esperar até passar o primeiro trimestre para iniciar um programa de exercícios.

Já as mulheres que estão acostumadas com a prática de exercícios devem continuar suas atividades, desde que passem a respeitar os limites do corpo. Por isso é tão importante encontrar um profissional capacitado para orientar nessa fase.

 

São inúmeros os exercícios físicos na gestaçãoBasta a gestante escolher a que mais lhe agrada. Muitas vezes é preciso conciliar a atividade com os horários de trabalho, o local mais perto de casa entre outros fatores. O importante é pesquisar a formação e a experiência do profissional que irá acompanhá-la durante a gravidez.

A combinação de duas atividades diferentes também é recomendada. Basta ficar atenta a frequência e a intensidade dos treinos. Como exemplo cito a caminhada e o Pilates, que podem ser feitas em dias alternados ou no mesmo dia desde que o tempo de atividade não leve a gestante a fadiga.

Gerar um filho é uma dádiva. Sentir as mudanças no corpo para poder gerar uma vida dentro do ventre é divino. São 40 semanas de espera, expectativas, medos e muita preparação. Por isso é importante fazer boas escolhas para ter uma gestação tranquila e poder viver de maneira plena esse momento tão sublime.

 

Como as mulheres grávidas podem se proteger do coronavírus?

 

A publicação recomenda que o mais importante é lavar as mãos com regularidade e eficácia, assim que a mãe vier de locais públicos para a casa ou local de trabalho. O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão: Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool em gel. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Saiba que compartilhamos a sua felicidade ao gerar uma nova vida. Esta nova criança também fará parte da nossa grande família.

TELEFONES PARA CONTATO