O VALE SAÚDE APP se preocupa com a sua privacidade e, por isso, entende a importância de você, enquanto titular dos seus dados pessoais, ter transparência de como processamos os seus dados em virtude da sua relação conosco e da sua navegação no nosso site e aplicativo.

 

 

1. O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER ESTA POLÍTICA

 

Apresentamos abaixo algumas informações que vão te ajudar a entender melhor a Política de Privacidade do VALE SAÚDE APP.

 

PRIVACIDADE é a proteção das informações que dizem respeito à sua vida pessoal. O tema está previsto na Constituição Federal, em legislações setoriais (como no Marco Civil da Internet e seu decreto regulamentador e no Código de Defesa do Consumidor), e na Lei 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”).

DADO pode ser dado pessoal ou dado pessoal sensível.

DADO PESSOAL é a informação que permite identificar pessoas físicas (por exemplo, o seu nome, o número da sua identidade, o seu CPF, o seu endereço, seus dados bancários, sua localização).

DADO PESSOAL SENSÍVEL é um dado pessoal que reflete aspectos mais íntimos e precisa ser mais protegido. Por exemplo, dados sobre a sua saúde, a sua opinião política e a sua convicção religiosa são dados pessoais sensíveis.

TITULAR DE DADOS é o “dono” dos dados, ou seja, a pessoa a quem os dados se referem. Você é titular dos seus dados pessoais e sensíveis.

TRATAMENTO DE DADOS é qualquer ação que possa ser efetuada com os seus dados. Inclui, por exemplo, o acesso, a coleta, o processamento, o armazenamento e a eliminação.

ANONIMIZAÇÃO é o procedimento técnico utilizado para impedir que determinados dados sejam relacionados a determinada pessoa. As informações anonimizadas não são consideradas dados pessoais.

COOKIES são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos (computador ou celular) quando você visita os websites ou utiliza os serviços on-line, contendo, em regra, o nome do site que o originou, o seu tempo de visita ao site e uma numeração, que é gerada aleatoriamente. Os COOKIES, basicamente, refletem o seu histórico de navegação e interesses na internet.

 

 

2. QUAIS DADOS SÃO TRATADOS?

 

No âmbito das suas atividades, o VALE SAÚDE APP trata dados pessoais de clientes, colaboradores das empresas e seus dependentes, parceiros credenciados, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço, conforme segue:

 (I) fornecidos pelo titular (ou seu representante) e/ou obtidos em virtude do contrato celebrado com o VALE SAÚDE APP: podem ser dados pessoais (exemplo: nome, número de identidade, CPF, endereço, e-mail, número da conta corrente e agência bancária, localização) e dados pessoais sensíveis (exemplo: dados de saúde ou biométrico);

(II) dados coletados automaticamente em virtude da sua navegação no VALE SAÚDE (exemplo: endereço de IP ou o seu Mobile ID – identificação que cada aparelho móvel possui).

 

 

3. QUAL A FINALIDADE DE TRATARMOS OS SEUS DADOS?

 

O VALE SAÚDE APP trata os seus dados para finalidades legítimas e específicas, como:

(I) realizar as tratativas prévias à celebração do contrato dos produtos oferecidos pelo VALE SAÚDE APP enquanto o seu contrato estiver ativo, para a gestão e execução do seu contrato ou mesmo após o encerramento do contrato, nas situações previstas nos itens abaixo;

(II) confirmar a sua identificação, investigar e prevenir possíveis infrações, irregularidades ou fraudes e, também, conduzir auditorias, inclusive relacionadas aos sites e aplicativos do VALE SAÚDE APP;

(III) desenvolver e aperfeiçoar os recursos e as funcionalidades dos sites, aplicativos, produtos e serviços do VALE SAÚDE APP, para proporcionar uma melhor experiência para você;

(IV) no legítimo interesse do VALE SAÚDE APP, quando autorizado em lei, para objetivos lícitos e alinhados com as necessidades da VALE SAÚDE APP;

(V) desenvolver e aperfeiçoar o atendimento das necessidades dos titulares, como acesso às funcionalidades e rede credenciada mais próxima, dentro do aplicativo VALE SAÚDE APP por meio de sua identificação única e localização;

(VI) outras finalidades, por meio da sua autorização expressa (consentimento), nos casos em que a lei determinar.

 

 

4. COM QUEM PODEMOS COMPARTILHAR OS SEUS DADOS?

 

O VALE SAÚDE APP pode compartilhar os seus dados em determinadas situações, sempre de modo transparente e alinhado com as diretrizes contidas nesta Política. O compartilhamento dos seus dados poderá ser feito com:

(I) prestadores de serviços, para as atividades do VALE SAÚDE APP, que também possuem obrigação de garantir a proteção dos seus dados pessoais;

(II) parceiros, para execução do contrato, do qual você participe como beneficiário;

(III) autoridades e órgãos governamentais em função de obrigações impostas em leis ou regulamentos.

 

 

5. O QUE ACONTECE COM OS SEUS DADOS APÓS O TÉRMINO DA SUA RELAÇÃO COM O VALE SAÚDE APP?

 

Atingida a finalidade para o tratamento dos seus dados, eles serão eliminados das nossas bases internas ou serão submetidos ao procedimento de anonimização. No entanto, caso o VALE SAÚDE APP ainda tenha alguma justificativa para manutenção dos dados, eles serão retidos pelo prazo necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, para o exercício de direito de defesa em processo judicial, administrativo ou arbitral, ou ainda, em determinadas situações, no legítimo interesse do VALE SAÚDE APP (como para evitar infrações e fraudes).

 

 

6. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TITULARES?

 

A LGPD garante a você os seguintes direitos com relação aos seus dados:

 (a) confirmar se há tratamento dos seus dados;

(b) ter acesso aos dados que estão sendo tratados;

(c) corrigir dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;

(d) anonimizar, bloquear ou eliminar os dados que sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a finalidade proposta e com as leis aplicáveis;

(e) transferir, pelo procedimento de portabilidade, os seus dados a um ou mais parceiros que lhe prestará atendimento;

(f) eliminar os dados tratados, exceto nas situações de guarda legal e outras dispostas em Lei;

(g) obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais os seus dados são compartilhados;

(h) obter informações sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, quando cabível essa modalidade, e as consequências, em caso de negativa;

(i) revogar o consentimento dado;

(j) revisar decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados que afetem os seus interesses, respeitados os segredos comercial e industrial, como os critérios de prevenção a fraudes.

O atendimento das suas solicitações pelo VALE SAÚDE APP sempre levará em consideração o respeito à legislação aplicável, e na impossibilidade de atendimento, as respostas serão justificadas. O VALE SAÚDE APP entende que, na qualidade de titular dos seus dados pessoais, você deve ter conhecimento e transparência sobre os seus dados e o modo como eles são tratados e, por isso, você pode direcionar suas dúvidas e solicitações para o Encarregado pelo tratamento de dados pessoais do VALE SAÚDE APP por meio do contato privacidade@valesaude.med.br ou por meio do nosso canal de atendimento www.privacidade.com.br.

 

 

7. COMO O VALE SAÚDE APP CUIDA DOS SEUS DADOS?

 

Seus dados pessoais estão seguros com o VALE SAÚDE APP, que toma todas as medidas técnicas necessárias para proteger os seus dados, tais como:

 (I) controle restrito sobre o acesso aos dados, mediante a definição de responsabilidades das pessoas que terão possibilidade de acessá-los;

(II) estabelecimento de mecanismos de autenticação de acesso aos dados;

(III) política de senha, com padronização de senha forte e com a obrigação de trocas de senhas periodicamente, impedindo a reutilização das senhas anteriores e bloqueio por tentativas sem sucesso;

(IV) os ambientes onde tratamos seus dados são monitorados por meio de inventário detalhado dos acessos aos registros de conexão e de acesso a aplicações;

(V) uso de soluções de gestão dos registros por meio de técnicas que garantam a inviolabilidade dos dados, como encriptação;

(VI) mecanismos de descarte seguro dos dados, eliminando a possibilidade de restauração;

(VII) manutenção de inventário atualizado de todos os dados armazenados, processados ou transmitidos.

 

 

O que muda com a LGPD?

 

Resposta: VALE SAÚDE APP sempre cuidou dos dados de seus clientes com responsabilidade, com o objetivo de prestar, da melhor maneira possível, os serviços contratados. Porém no processo de adequação à LGPD, alguns procedimentos internos foram revistos e melhorados com o objetivo de garantir ainda maior proteção aos dados pessoais.