"Setembro Amarelo" é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se discutir e abordar o assunto.
A escolha do mês de setembro foi motivada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que ocorre no dia 10 de setembro. Durante todo o mês, são promovidas ações, buscando proporcionar mais informação à população.
A cada ano, suicídios acontecem em todo o mundo, tornando-se uma das principais causas de morte em muitos países. A ideia por trás da criação deste dia é garantir que se fale mais abertamente sobre este tema tão delicado, educar as pessoas sobre os sinais de suicídio e incentivar a busca por ajuda quando necessário.
1. Fatores Estressores: Situações marcantes como separações, luto, mudanças bruscas ou crises financeiras e profissionais, podem desencadear pensamentos suicidas.
2. Conexão entre Transtornos Mentais e Suicídio: Estudos mostram que a vasta maioria dos indivíduos que cometeram suicídio tinha pelo menos um diagnóstico psiquiátrico. A depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de personalidade e transtornos ligados ao consumo de substâncias, sejam elas lícitas ou ilícitas, elevam consideravelmente o risco. Por isso, reconhecer e tratar estes transtornos, com a ajuda de um profissional de psiquiatria, é fundamental na prevenção do suicídio.
3. Planejamento e Despedidas: Mudanças repentinas no comportamento, mensagens de despedida, doação de pertences e acumulação de medicamentos são indicativos sérios. Comportamentos de despedida, como chamadas inesperadas, também são sinais de alerta.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, garantindo total sigilo por meio de voluntários que se dispõem a conversar com todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O CVV atende, majoritariamente, pelo número 188, de forma gratuita, 24 horas por dia.